A administração do New York Times negou no sábado as acusações do sindicato que representa os jornalistas do Times de que acusou o jornal de ataques raciais em sua investigação interna sobre quem vazou informações sobre um episódio inédito do podcast “The Daily”, relatado por The Intercept no início desta semana. O jornal vem buscando informações sobre quem vazou informações sobre o episódio, que supostamente cobriu o uso de violência sexual pelo Hamas nos ataques de 7 de outubro a Israel.

O New York NewsGuild respondeu na sexta-feira à investigação interna e disse que os funcionários foram “alvos devido à sua origem nacional, etnia e raça”, afirmando que alguns dos que levantaram questões sobre as reportagens do jornal foram apontados como “particularmente hostis”. ” interrogatório.” A administração do jornal negou essas acusações.

“A afirmação do NewsGuild de que visamos as pessoas com base em suas associações ou etnia é absurda”, disse a porta-voz do New York Times, Danielle Rhoades Ha, em comunicado ao TheWrap no sábado. “Embora não comentemos assuntos internos, como já dissemos, o trabalho da nossa redação exige confiança e colaboração, e esperamos que todos os nossos colegas adiram a esses valores”.

O jornal também continuou a defender a sua reportagem original, ao mesmo tempo que observou que um dos jornalistas independentes que noticiou a violência sexual em 7 de Outubro cometeu “violações inaceitáveis” ao gostar de publicações no X que incluíam linguagem como a afirmação de que Israel se torna Gaza. “para um matadouro.” Essa jornalista, Anat Schwartz, disse que foi um “curtir” inadvertido e pediu desculpas por isso.

O Guild escreveu na sexta-feira que havia contado aos seus membros e perguntado à administração do Times.

“Exigimos que o Times acabe com o que se tornou uma caça às bruxas destrutiva e racialmente direcionada”, escreveu a presidente da Guilda, Susan DeCarava, numa carta ao editor e presidente do Times, AG Sulzberger.

A Guilda alegou numa declaração de líderes sindicais que os funcionários do Times foram especificamente questionados sobre a sua participação num grupo de afinidade com pessoas de ascendência do Médio Oriente e do Norte de África. Isso incluiu a administração ordenando aos funcionários que “entregassem os nomes de todos…os membros ativos e exigindo cópias de conversas privadas por mensagens de texto entre colegas sobre suas preocupações compartilhadas no local de trabalho”.

Numa mensagem enviada ao pessoal do Times na tarde de sábado, a gestão de topo do jornal acusou o sindicato de “fazer uma série de acusações falsas” sobre a investigação interna do Times e respondeu com a sua própria descrição da investigação e da forma como está a ser conduzida.

“Estamos atualmente conduzindo uma investigação para determinar como a mídia externa obteve acesso às informações contidas em documentos de planejamento confidenciais e rascunhos de roteiros que a equipe do Daily estava usando para preparar um episódio”, diz o memorando do editor executivo para a equipe do Times, Joseph Kahn. e editores-chefes, Marc Lacey e Carolyn Ryan Lee.

“Embora algumas pessoas entrevistadas como parte da investigação sejam membros do grupo de afinidade da empresa no Médio Oriente e Norte de África e tenham referido as suas comunicações com outros membros desse grupo durante as entrevistas, a maioria das pessoas que foram entrevistadas são não são membros desse grupo”, dizia o memorando.

Tal como a administração do jornal descreve nesse memorando, a investigação procura “garantir a integridade dos nossos processos editoriais no The Daily depois de os meios de comunicação externos terem descrito rascunhos de guiões e notas para um episódio. O trabalho envolveu reportagens e discussões internas pela equipe do The Daily sobre uma história anterior que publicamos sobre violência sexual durante o ataque do Hamas a Israel.”

“Conduzimos a investigação por um motivo simples”, continua o memorando. “Usar o acesso aos nossos sistemas de publicação para revelar detalhes de pré-publicação do nosso jornalismo a pessoas fora do The Times ultrapassa uma clara linha vermelha. “Isso ameaça a cultura de confiança essencial ao intenso processo de edição em todas as partes da redação.”

A administração considerou o vazamento sem precedentes na história recente do Times.

“Em todos os nossos anos de trabalho aqui, nunca fomos informados de um colega que abusou de privilégios dentro dos nossos sistemas para partilhar materiais de pré-publicação com alguém fora do Times”, afirma o memorando. “Se tais violações fossem toleradas como apenas mais uma forma de expressar preocupações sobre uma história, isso poderia prejudicar a vigorosa troca de ideias essenciais para a qualidade das nossas reportagens e esfriar a discussão e o feedback que todos valorizamos”.

De acordo com o Guild, mais de 20 funcionários do Times foram interrogados na investigação até agora.

A administração reconheceu no memorando que a história da violência sexual “gerou uma grande discussão interna e externa”, dizendo que deve aos funcionários e aos leitores “levar essas preocupações a sério”. Mas também disseram que a sua contínua reportagem sobre o massacre de 7 de Outubro mostra que os detalhes dessa história são precisos.

“Neste caso, a nossa equipa internacional continuou a reportar profundamente o assunto e voltou repetidamente às referências e fontes originais da história”, diz o memorando. “Nossas reportagens continuam a mostrar que os detalhes incluídos nessa história e o padrão mais amplo de violência sexual relacionado à agressão são precisos”.



Fonte